O tema de hoje é muito importante e pode gerar muitas dúvidas e é (na minha opinião) a tarefa mais difícil na organização do casamento.

É o grande dia de suas vidas, ao elaborarem a lista pensem naquelas pessoas que vocês realmente querem curtir esse momento único! Não convidem por protocolo, convide por amor, por quererem dividir com aquela pessoa o dia mais feliz da vida de vocês.

Make do vídeo: Sandra Barros

POR ONDE COMEÇAR

Primeiro ponto é definir o orçamento, pois o custo do seu casamento está diretamente ligado com a sua lista de convidados e essa lista não depende somente de você. Tem que saber conversar com seu noivo e dividir de uma forma justa para todos. Começa aqui o diálogo no casamento, tanto entre os noivos quanto com a família dos noivos.

Iniciem pela família, pelos familiares, aqueles que são bem próximos mesmo, que convivem e torcem por vocês. Não tem a obrigação de convidar aquele primo que mora em outra cidade e você não vê há anos. Depois coloquem os amigos que fazem parte da vida de vocês. Os amigos que estão junto!

COLEGAS

Se é colega, quer dizer que faz parte de um mesmo grupo que você, mas não necessariamente faz parte de sua vida. Então não tem a necessidade de convidar. Nessa parte de colegas, é interessante você dividir por grupos e se for convidar somente um ou outro, talvez seja melhor não convidar ninguém. É mais fácil vocês lidarem com essa decisão depois.

COLEGAS DE TRABALHO

Bem, esse ponto é um pouco difícil, porque são pessoas que vocês convivem diariamente, porém, em muitos casos não são seus amigos. Pode gerar um constrangimento, mas acho que você não deve convidar somente por protocolo. Se um ou outro se tornou seu amigo convide apenas esses, se não, é melhor não convidar ninguém.

PESSOAS QUE SE CONVIDAM

AAAAAAAAAH!!! Se a pessoa teve a coragem de chegar do nada e se convidar, acho que ela também tem que ter a coragem para ouvir. (Solte um gritooo por dentro, respire fundo, sorria e responda com elegância). Diga que você sente muito mas que infelizmente não deu para convidar todos que vocês gostariam. Sejam sinceros, acho que ser verdadeiro é sempre a melhor saída, mas não tente explicar demais. Quando essa pessoa for casar, ela vai te entender!!

PEDIDOS PARA ADICIONAR MAIS UMA PESSOA

Isso também acontece muito. Você manda os convites individuais para a pessoa saber quantos vocês estão convidando e a pessoa ainda liga perguntando se pode acrescentar mais alguém. Difícil né???? Então, faça o mesmo que na dica acima... (Solte um gritooo por dentro, respire fundo, sorria e responda com elegância). Infelizmente já finalizamos a lista de convidados e não conseguimos acrescentar ninguém. Não tente explicar demais também.

CONVIDADOS DOS PAIS

Antes eram os pais da noiva que arcavam com a cerimônia e com a festa, mas hoje mudou muito e na maioria das vezes são os noivos que estão arcando com os custos do casamento. Mas não deixem seus pais de fora, permitam que eles tenham seus convidados.

É normal que os pais dos noivos queiram convidar algumas pessoas também, afinal de contas são seus anjinhos que irão se casar. Não vou definir uma forma para vocês lidarem com isso, acho que cada família tem uma história e vocês devem analisar qual a melhor para vocês. Façam uma divisam justa e que esteja de acordo com a realidade das duas famílias.

Deixem uma quantidade de convidados para seus pais e se eles quiserem ultrapassar essa quantidade, tenham a liberdade de pedir para eles arcarem com esses “novos” convidados.
OBS: Como é um assunto delicado, deixe que a noiva fale com aos pais dela e o noivo com os pais dele para não gerar um desgaste desnecessário.

ACOMPANHANTE

Sei que terá algumas amigas (os) que vocês irão convidar sozinha. Bem, a verdade é que ninguém gosta de sair sozinho (a). Portanto penso assim: se essa pessoa convidada conhece outras pessoas que também irão ao casamento não é necessário colocar um convite a mais; mas caso ela não conheça nenhum outro convidado, e vocês realmente desejam a sua presença, então seria bacana colocar um convite a mais para ela levar alguém.

FILHOS:

Adultos: O casal já possui filhos adultos e vocês não têm a condição de convidar todos, pode mandar o convite apenas para os pais sem maiores problemas.

Crianças: Quando você convida os pais, vocês estão automaticamente convidando as crianças também. Os filhos são a extensão dos pais e nem sempre é fácil achar alguém para ficar com as crianças e alguns preferem elas por perto. Se coloque no lugar do seu convidado. Se os filhos fossem seus, você iria querer leva-los? Contem com as crianças.

CORTAR CONVIDADOS

Se fizeram tudo isso e ainda precisarem cortar mais convidados. Estabeleça um critério mais rígido e realmente cortem colegas, parentes e até mesmo alguns amigos que gostariam de convidar. Podem fazer um mini-wedding também. É super elegante e vocês ainda conseguem receber bem melhor seus convidados.

---

É isso, fazer a lista não é fácil, mas vocês vão vencer essa etapa!! Se surgir alguma outra dúvida entre em contato conosco clicando aqui.

Categorias:

Dicas
Cadastre seu e-mail e receba as últimas novidades em Casamentos!

Comentários

Sobre Dani Vargas

Dani Vargas

Sou a Dani Vargas, formada em Gestão Comercial. O blog Clássico Noivas foi idealizado e criado com muito carinho para você, noiva, com o objetivo de te inspirar e auxiliar em cada etapa do seu Grande Dia! Seja bem-vinda a esse mundo mágico e cheio de emoções! Que o blog seja uma “assessoria” online para caminhar com você até o altar!!

Busque por Cores: