Não é a toa que Roberto Cohen é um dos cerimonialistas mais cogitados do Brasil e muito conhecido por ser o cerimonialista das celebridades. Eu ouso dizer que, para ele, todas as noivas são celebridades em um momento único de suas vidas! Parabéns pela pessoa incrível que você é Roberto, foi um grande prazer fazer essa entrevista! Vale a pena conferir as dicas!!

O cerimonial tem que ser um “arquiteto” do evento, otimizando o tempo dos noivos. Tem que haver uma relação de confiança entre a noiva e o profissional, pois contratar com insegurança é melhor não contratar! Troque por outro profissional que lhe dê maior credibilidade.

1º – Em primeiro lugar, o cerimonialista tem que conhecer bem os noivos, saber o estilo e qual a verdadeira situação do casal, ser sincero e ter cuidado para não oferecer coisas que estejam inatingíveis a eles. O profissional não deve mostrar o céu, a lua e as estrelas e depois dizer a eles que só podem ter um pedacinho da terra. É muito desgastante para a noiva.

2º – Não oferecer coisas demais, pois isso confunde a noiva, e para ela fazer cortes tanto no orçamento quanto em ideias, pode gerar frustrações. Mesmo que aquilo não vá fazer falta, mas se ela havia idealizado e criado uma expectativa, tirar qualquer coisa no final com certeza gerará um grande stress.

3ª – Procurar fazer um cronograma, para que no máximo 30 dias antes do casamento, a noiva não tenha nada mais para fazer, a não ser, as provas de cabelo, maquiagem, vestido e a confirmação de presença que ainda faltar.

4ª – Evitar falar mal de outros profissionais. É melhor dizer que não conhece o trabalho e que prefere não indicar, a não ser, é claro, que o profissional tenha cometido um erro grave que o desabone, como não aparecer a um evento ou não cumprir o que prometeu em contrato, mas pense que ele pode até ser um parente da noiva e é ruim o profissional falar mal. É melhor dizer que nunca trabalhou com a pessoa.

5ª – Procurar dar opções para as noivas. Dê ao menos três opções de cada categoria. Em reunião, por exemplo, mostrar vídeos de três filmadores; fotos de três fotógrafos; marcar um dia e reunir mais ou menos 4 ou 5 doceiras para ela experimentar. O cerimonial deve resumir o tempo e o trabalho do casal, e não mandar a noiva sair pela cidade procurando tudo, e em cada reunião ele deve ir sentindo o perfil e o estilo que os noivos têm. 

6ª – Abrir os orçamentos para os clientes, e não dizer apenas “esse custa tanto”. Detalhe o orçamento para o casal entender o porquê que custa isso ou aquilo, mostre o que cada profissional tem e os seus diferenciais.

7ª – Ser mais técnico e dizer à noiva realmente a verdade, dar mais paz e tranquilidade para ela. Deixe a parte “romântica” e sentimentalista do casamento para os familiares e amigos.

8ª – Deve conhecer e saber opinar sobre tudo. Por exemplo, em relação ao vestido: é saber indicar o estilista que é clássico, contemporâneo ou o arrojado, o estilista que é bom para a noiva, o que é bom para a mãe da noiva, o que atenderá as duas (quando querem escolher juntas).

9ª – Nunca deixe que a noiva cometa um equívoco operacional, que possa comprometer o sucesso do evento. Exemplos: contratar um buffet para 200 pessoas e convidar 300, “e seja o que Deus quiser”; deixar de contratar pessoas para limpar os toilets e a pista de dança (caso alguém quebre alguma taça); montar a mesa de doce com apenas três doces por pessoa. “Esses erros eu jamais deixo cometer”. Não é dizer não, é orientar a melhor forma de fazer dentro do gosto e do orçamento dela.

10ª – Fazer bem a confirmação de presença dos convidados, pois ela envolve muito mais do que o buffet, envolve a quantidade de guardanapos, de mesas, cadeiras, de doces, de lembrancinhas, etc. Errar ou não fazer a confirmação de presença pode fazer a noiva gastar muito mais que o necessário.

Não importa se o contrato foi fechado por um valor baixo ou alto, você tem que fazer um trabalho com excelência. Lembrando que o casamento é um grande investimento emocional e financeiro e pode causar um trauma irreparável. O sonho do casamento só dura um dia e esse dia tem que ser o mais feliz e memorável de sua vida.

Cadastre seu e-mail e receba as últimas novidades em Casamentos!

Comentários

Sobre Dani Vargas

Dani Vargas

Sou a Dani Vargas, formada em Gestão Comercial. O blog Clássico Noivas foi idealizado e criado com muito carinho para você, noiva, com o objetivo de te inspirar e auxiliar em cada etapa do seu Grande Dia! Seja bem-vinda a esse mundo mágico e cheio de emoções! Que o blog seja uma “assessoria” online para caminhar com você até o altar!!

Busque por Cores: