O sonho do casamento perfeito às vezes “esbarra” na realidade do nosso budget (financeiro). Mas tomem cuidado, nunca economizem em algo que pode afetar na qualidade do seu casamento! Não é difícil querermos muito mais do que podemos gastar. Na verdade, o casamento envolve tantos gastos que realmente devemos manter o controle para não fugir do nosso orçamento. Por isso, devemos fazer uma economia inteligente, tirar coisas que seriam mais supérfluas e passar esse valor para coisas que são essenciais. 

Existem alguns itens que não devem ser economizados, já outros podem ser ajustados ou até substituídos. Acompanhem os exemplos e dicas a seguir e saibam como economizar sem perder a qualidade.

 

LISTA DE CONVIDADOS 

O primeiro ponto é tentar reduzir a lista de convidados. Tente convidar as pessoas que fazem parte do ciclo de amigos e familiares mais íntimos. O valor de praticamente todos os serviços a serem contratados irá depender do número de convidados, então, pensem bem, é melhor fazer um casamento mais intimista e elaborado que convidar muitas pessoas e acabar pecando na qualidade.

É NECESSÁRIO?

Identifique o que não é necessário.  A oferta de serviços é tão grande, nos deparamos com muitas coisas que gostaríamos de acrescentar em nosso casamento, mas, antes de fechar o contrato pare para pensar se realmente precisa daquele produto/serviço.

É interessante dividir a organização em três etapas, por importância. A primeira é a base, que compreende a locação do espaço, cerimonialista, música, foto, buffet, decoração, etc. A segunda, itens  de “custo menor” (nem sempre são tão menores... rsrs), mas importantes também, como filmagem, buquê, sandália (scarpim), acessórios, convites , etc. Por fim, os que não são obrigatórios, mas deixam sua festa “mais bacana”, complementam o casamento.

ALTERNATIVAS

Caso você queira fechar algum produto/serviço e está achando “caro”, peça ao fornecedor que lhe dê alguma outra alternativa que possa ficar mais em conta (mas sem perder na qualidade). Ou ofereça alguma alternativa que seja interessante para os dois lados. 

À VISTA

Se puder, tente fazer os pagamentos à vista. Com o dinheiro em mãos, temos muito mais poder de compra e podemos negociar preços melhores. 

DIA DA SEMANA

Trocar o sábado por outro dia da semana. O sábado é sem dúvida o dia mais procurado para realizar casamentos, portanto, nos outros dias, a procura diminui e cresce a oferta, assim os profissionais podem negociar melhores valores pelos produtos/serviços oferecidos. 

DECORAÇÃO

Outra forma de economizar é a utilização de folhagens na decoração, mesclaando-as a várias espécies de flores. Fica muito bonito! 

Quais flores você pretende usar em seu casamento?

Para economizar procure por aquelas que têm - uma boa disponibilidade no mercado como as rosas, astromélias, Gipsofila, Crisântemo, etc. Procure saber quais são as flores da estação. Datas comemorativas também influenciam nos preços, em maio e junho as flores são mais caras por causa do dia das mães e dia dos namorados.

Festas durante o dia e em ambientes abertos tendem a gastar menos. Pode-se aproveitar muito da decoração natural do ambiente e apenas acrescentar alguns enfeites. Além de usar a luz do dia não precisando tanto de iluminação artificial.

Realizar a cerimônia e a festa em um mesmo espaço também pode sair mais em conta.

Em relação ao espaço, se tiver um casamento um dia antes ou um dia depois do seu, pode tentar dividir o aluguel do mobiliário com os outros noivos. Para isso precisariam contratar juntos o mesmo (a) decorador (a) e pensar em um mesmo estilo de decoração.

BUFFET

Deve-se ter sempre uma atenção especial com o buffet. É uma parte importantíssima do casamento, então devem tomar muito cuidado ao tentar economizar nesse quesito. Não pensem em fechar com uma empresa somente pelo preço. Antes de decidir pesquisem e vejam a idoneidade da empresa.Uma forma de diminuir custos é evitar grande variedade de pratos, pois quanto maior a variedade, mais caro ficará. 

Finger Food sempre fica mais barato que jantar. É claro que tudo depende de sua escolha.

O coquetel volante também pode ser uma opção com customenor, pois não necessita de muito mobiliário. Esse tipo de coquetel é para o casal que só irá fazer a cerimonia e quer servir algo para os convidados na igreja. 

MIMOS E LEMBRANCINHAS

Esqueçam as lembrancinhas. É ótimo poder presentear os convidados com lindos mimos, mas não é algo essencial para seu casamento, portanto, pode ser cortado quando o financeiro está limitado.

LEVAR A NOIVA

Ao invés de alugar um carro peça alguém para leva-la até ao local do casamento.

BOLO

Coloquem o bolo como um complemento para seus convidados pois tem outras atrações na mesa de doces e um complementa o outro.

BEBIDAS

Comprem as bebidas em consignação pois assim vocês poderão devolver o que não for utilizado e evita gastos desnecessários.

IGREJA

Divida a decoração da Igreja com outra noiva. Se puder, tente dividir a decoração da Igreja com a noiva que vai casar antes ou depois do seu casamento. 

DIA DA NOIVA

Ao invés de fechar o Dia da Noiva completo você pode optar por fazer somente o cabelo e a maquiagem e o restante no salão em que você já está acostumada.

DIY (FAÇA VOCÊ MESMA)

Aposte no DIY (Faça você mesma). Mas o DIY deve ser feito pensando em algumas coisas... você tem tempo?Tem alguma habilidade? Se não, peça ajuda para alguma amiga ou alguém da família. Nessas horas vale muito ajuda das madrinhas.

IMPORTANTE: Pedir desconto. Sou a favor e acho que pedir desconto é válido, só tomem cuidado para não insistir demais e ficar uma situação ruim. Se já pediu desconto e o fornecedor disse que não pode dar mais, saiba a hora de parar e pensar em outro profissional.

Categorias:

Dicas Artigo
Cadastre seu e-mail e receba as últimas novidades em Casamentos!

Comentários

Sobre Dani Vargas

Dani Vargas

Sou a Dani Vargas, formada em Gestão Comercial. O blog Clássico Noivas foi idealizado e criado com muito carinho para você, noiva, com o objetivo de te inspirar e auxiliar em cada etapa do seu Grande Dia! Seja bem-vinda a esse mundo mágico e cheio de emoções! Que o blog seja uma “assessoria” online para caminhar com você até o altar!!

Busque por Cores: