Fiquei Noiva e Agora?

  • 02 de January de 2017

Um pequeno cheklist para te auxiliar em algumas etapas

Fiz uma seleção dos principais pontos que precisam para realizarem um lindo casamento. Não o mês a mês que precisam contratar cada profissional, porque isso depende de cada casal e também do tempo em que terão para organizar.

Uma dica: Coloquem tudo o que concordarem com os profissionais no contrato, não confiem apenas em um acordo verbal. É importante que tudo esteja bem claro e anotado entre vocês.

- Pesquisas. Pesquisem em revistas e blogs, e comece a pegar várias inspirações. Converse com amigas que já casaram e peguem algumas dicas e indicações.

- Comecem a pensar na Lista de Convidados, essa é uma tarefa difícil e um pouco desgastante para os noivos, pois sempre ficam pessoas queridas de fora. Vocês não terminarão essa lista com facilidade, por isso, comecem-na o mais rápido possível. Quase tudo que forem contratar depende da quantidade de pessoas.

- O bugde do casamento. É imprescindível saber quanto estão pensando em gastar para a realização do casamento. Na maioria das vezes, os noivos acabam gastando um pouco acima do que previam, mas ter um planejamento é muito importante para não viajar demais e depois ter que sair cortando gastos.

- Assessoria. A escolha do cerimonialista é muito importante. Digo mais, uma boa assessoria é essencial para o sucesso do seu casamento. É esse profissional que irá te acompanhar durante toda a organização e conduzirá todos os detalhes no grande dia, para que saia tudo melhor do que sonharam. Por isso, escolham por aquele que sentirem mais empatia e que soube passar mais confiança para vocês, pois contratar com insegurança é melhor não contratar!

- A data, local, o estilo e o horário do casamento. Visitem os locais para casamento. Pensem onde irão fazer a cerimônia religiosa. Na Igreja, no próprio salão de festa, na praia, em chácara ou no campo? Será um Destination Wedding? E a festa? Se vão fazer, onde será? E o horário? Será uma festa mais clássica, moderna ou despojada, será de manhã, à tarde ou à noite. Adianto a vocês que essas escolhas são de extrema importância para organizarem o casamento.

- O Buffet. Façam algumas degustações em alguns profissionais e na hora de escolher o cardápio, pensem em seus convidados. Deem preferencia a um menu diversificado, que agrade com mais facilidade ao paladar de todos. Se querem optar por algo mais sofisticado, peçam ao profissional que lhes ajudem a ter algumas opções que atraiam àqueles convidados que tem preferencia por pratos mais tradicionais.

- A Decoração. A decoração deve seguir o perfil do casal, o local, o horário e do estilo que escolheram para o casamento. É importante que a empresa já tenha trabalhado no espaço do casamento antes ou tenha uma noção do espaço, o seu esquema de cores e todos os desafios logísticos que possam surgir. Se ela nunca realizou uma festa nesse local, peça para marcarem uma visita lá o mais rápido possível.

- Fotógrafo e Filmagem. É o que fica após o casamento. Esses profissionais devem ser bem sensíveis e estar atentos a todos os detalhes para captar e transmitir a emoção de cada momento no vídeo e nas fotos. Então pesquisem alguns profissionais, vejam seus materiais e decidam por aquele que conseguir encantar vocês através de outros trabalhos. Não esqueçam de analisar se é uma empresa idônea e que cumprem seus contratos.

- Orquestra e Repertório. Antes de decidirem sobre a orquestra, assistam a uma apresentação. Prestem atenção no instrumental, nas vozes dos cantores, na qualidade do som e no estilo das apresentações. Para a escolha do repertório, pensem nas músicas que fazem parte da história de vocês. Aquele momento que marcou, a música que tocou, aquela viagem e outras ocasiões que passaram juntos. O repertório deve ser escolhido com antecedência para que os músicos possam ensaiar e preparar os arranjos. Se gostarem de um músico específico e querem que ele esteja no dia do casamento, conversem com o responsável pela empresa e coloquem isso no contrato.

- A Lua de Mel. Decidam o destino com antecedência e escolham em uma agência que tem credibilidade no mercado e que possa personalizar a viagem segundo o estilo de vocês. Quanto antes comprarem é melhor, mais barato será.

- A Mesa do Bolo. Recomendo que façam degustações em, pelo menos, três empresas de doces e decidam por aquela que tem, além de maravilhosos sabores, confiança e credibilidade. Repare bem na qualidade dos produtos e vejam também se o designer é inovador e se tem algumas opções de bombons personalizados para deixar o evento mais no perfil de vocês.

- O Site do Casal. O site é bem importante para interagirem com seus convidados de forma rápida e divertida. Nele, os noivos podem colocar as fotos do casal, contar um pouco da história dos dois, fazer uma homenagem aos pais, padrinhos/madrinhas, damas e pajens, e colocar detalhes da cerimonia e da festa. Além de disponibilizar para todos a lista de presentes do casal de forma fácil e acessível, e ainda podendo reverter todos os presentes em DINHEIRO para o casal. Eu fiz o site do meu casamento e super indico o site Realize-se.

- Dia da Noiva. O salão deve proporcionar para a noiva um momento de relaxamento e descanso de todo o stress que ela possa durante a organização do casamento. É importante que a noiva seja tratada com muito cuidado e carinho, com tudo que se tem direito. Cada salão oferece vários tipos de pacotes e cabe a noiva escolher o que se enquadra melhor ao que ela quer.

- E o casamento no civil? Vão preferir assinar no dia da cerimônia mesmo ou preferem ir ao cartório? É legal deixar para o noivo olhar isso, ver os valores e a data. Vejam quais as taxas devem ser pagas e quais os documentos serão necessários para o casamento.

- Façam uma lista de enxoval. Tem várias empresas especializadas em utensílios para casa e decoração, e que oferecem uma grande variedade de produtos para ajudar os noivos na escolha de sua lista. Caso o casal não tenha muito tempo para organizar essa lista, a empresa já possui uma lista montada para facilitar esse processo.

- Vejam os Vestidos de Noiva, Véu e Arranjos de cabelo. Algumas noivas têm a grande felicidade (e sorte) de encontrar rapidamente, mas na maioria dos casos essa escolha leva muito tempo. O ideal é procurar o vestido sem pressa, ele tem que ser “O Vestido”. Desde já, decida qual o orçamento para o vestido e decida se o seu, será sob medida, alugado ou comprado (pronto).

- Personalização do evento. Pensem na identidade visual do casamento, é ela que vai trazer mais originalidade e padronização para o casamento. Transmitam para a decoração um pouco da personalidade de vocês.

- Lista de Padrinhos e Madrinhas, Pajens e Damas. Quantos vão ser? O convite deve ser formal? O convite deve ser feito pessoalmente e mais ou menos 8 meses antes do casamento. Vários casais investem em presentes e mimos especiais para esses convidados tão especiais. Os padrinhos e madrinhas estão fazendo parte da identidade visual do casamento. Então, pensem em como vão querer os padrinhos? Todos iguais, com a mesma gravata (se for com a mesma gravata, lembrem-se que é interessante que os noivos deem de presente), e as madrinhas? Tem preferencia de alguma cor ou por algum estilo? Esses detalhes devem ser falados no momento do convite.

- Peçam para as madrinhas ajuda a fazer o Chá de Panela. Escolham o local, as brincadeiras, etc. Lembrando que o chá deve ser feito entre um ou dois meses antes do casamento.

- Bouquet. Quais as cores, as flores, se querem grande, médio ou pequeno. Hoje em dia tem bouquet de pano, de strass, de origami, etc. Cabe à noiva escolher qual é o seu estilo.

- Se o local escolhido não tiver estacionamento, é interessante contratar uma Empresa de Manobristas. Além de todo o glamour na chegada, a empresa fica responsável pelos carros na rua, com seguranças. Com isso seus convidados irão ficar muito mais à vontade na festa e sem preocupações de como está o carro lá fora.

- Mimos e presentes para padrinhos e madrinhas. A noiva pode optar por fazê-las, ou contratar alguém da área de personalização para produzi-las. Eles são seus convidados de honra, então é importante pensar em algo para presentear e agradecer à essas pessoas tão especiais.

- As roupas dos pajens e damas. Os vestidos das daminhas não precisam ser iguais à decoração da cerimônia, aliás, devem ser diferentes, singulares e lindos.

- Traje do Noivo. Foi a época que os noivos não se importavam muito com o que iriam vestir no casamento, hoje possuem vários estilos e cores. Os assessórios também são muito bem vindos. O traje do noivo também deve estar de acordo com o local, horário e estilo do casamento, lembrando que deve, é claro, levar em consideração o estilo e o tipo físico do noivo.

- Decidam qual o carro levará a noiva. Vai ser alugado, ou algum amigo ou familiar vai fornecer? Já deixem marcado o horário para que não haja atrasos.

- Convites. Vocês devem entregar os convites com antecedência de um a dois meses. Vejam os modelos que vocês gostam, e escolham o que mais estiver de acordo com o estilo do casamento e com o casal.

- Veja com suas madrinhas e organizem o Chá de Lingerie. Ele é a última comemoração antes do grande dia. Geralmente é marcado para uma semana antes do casamento. Não esqueça que a noiva deve escolher um lingerie bem marcante para a noite de núpcias.

- Preparem bem o emocional para o grande dia e que tudo esteja do jeito que sempre sonharam. Deixem tudo organizado no máximo uma semana antes do casamento. E não se esqueçam de aproveitar tudo com muita intensidade!

Categorias:

Artigo Dicas
Cadastre seu e-mail e receba as últimas novidades em Casamentos!

Comentários

Sobre Dani Vargas

Dani Vargas

Sou a Dani Vargas, formada em Gestão Comercial. O blog Clássico Noivas foi idealizado e criado com muito carinho para você, noiva, com o objetivo de te inspirar e auxiliar em cada etapa do seu Grande Dia! Seja bem-vinda a esse mundo mágico e cheio de emoções! Que o blog seja uma “assessoria” online para caminhar com você até o altar!!

Busque por Cores: