As daminhas de honra são a graça e a leveza de um casamento. Atualmente, elas se tornam imprescindíveis na cerimônia, seja entrando antes da noiva ou levando as alianças. Mas o que é certo ou errado na hora de escolher e fazer o convite às crianças e suas mães? Muitas noivas ficam em dúvida se devem ou não pagar a locação dos vestidos, por exemplo. Não existe regra quanto a isso. Cabe à noiva saber se a locação dos vestidos das daminhas pode ser incluída em seu orçamento. Se sim, é de bom tom arcar com essa despesa, deixando para os pais, se assim bem entender, os custos com os sapatinhos e meias. Caso não esteja previsto no orçamento, não há problema em passar para os pais das crianças esse custo, podendo, muitas vezes, a noiva presentear as daminhas com os acessórios (sapatos, tiaras etc).

O que precisa ficar bem claro, antes de se fazer o convite oficialmente, é a despesa que caberá aos pais da criança, a qual deverá ser informada no momento do convite. É fundamental que a noiva expresse o desejo de ter a criança com um destaque especial em sua cerimônia de casamento, mas também deixar aos pais a decisão de aceitar ou não convite. Por isso informar o mais precisamente as despesas envolvidas no "aceitar o convite" se torna relevante. Da mesma maneira que a noiva é livre para escolher quais as crianças gostaria de ter em seu casamento, os pais também devem sentir-se livres para aceitar ou não sem que isso cause constrangimentos. A sinceridade e clareza neste momento poderão evitar futuras dores de cabeça e decepções, principalmente por parte da criança, que alimenta o sonho de ser uma daminha.

Como a noiva deve proceder? Primeiramente pesquisar nos ateliês ou lojas especializadas até encontrar os modelos de vestidos de daminhas que mais lhe agradarem e que harmonizem com as características da cerimônia. A noiva deve ter pelo menos duas opções de vestidos em mente. A vantagem de buscar uma loja especializada está nas orientações que esta poderá prestar a noiva e na variedade de vestidos e acessórios. Uma vez escolhidos os modelos e sabendo os valores dos mesmos, a noiva deverá fazer os convites. Tendo definidas as crianças, escolha uma ou duas para levar até a loja para que elas experimentem os modelos pré- escolhidos e assim ser feita a escolha final. Uma orientação importante é não deixar a cargo das mães a escolha dos modelos, pois essas estarão pensando somente no que fica mais bonito para suas crianças e não no conjunto do casamento. Por isso essa decisão cabe à noiva e às pessoas que ela designar para ajudá-la na escolha (seu cerimonial, sua mãe ou uma amiga de confiança). Evitar muitos palpites é saudável. Por isso deve-se escolher previamente e deixar poucas opções para que, no momento da prova dos modelos, a criança e/ou mesmo a mãe possam expressar suas opiniões. Fazendo desta forma, a noiva agrada à criança e sua mãe, mas não perde o controle sobre o que vai ser mais adequado para sua cerimônia de casamento.

Categorias:

Artigo
Cadastre seu e-mail e receba as últimas novidades em Casamentos!

Comentários

Sobre Dani Vargas

Dani Vargas

Sou a Dani Vargas, formada em Gestão Comercial. O blog Clássico Noivas foi idealizado e criado com muito carinho para você, noiva, com o objetivo de te inspirar e auxiliar em cada etapa do seu Grande Dia! Seja bem-vinda a esse mundo mágico e cheio de emoções! Que o blog seja uma “assessoria” online para caminhar com você até o altar!!

Busque por Cores: