O chá de panela é uma festa tradicional para ajudar os noivos a montarem a cozinha de sua casa. É realizado, normalmente, cerca de um mês antes do casamento e é exclusivo para mulheres. Já o chá-bar tem o mesmo objetivo, com a diferença de ser uma festa mista, onde os homens também participam.

Não é uma imposição, mas geralmente as madrinhas são as responsáveis pela organização. Mesmo sendo assim é de bom tom a noiva mostrar-se solícita para ajudar no que precisar.
_______________________________________________________________________________________________
PARA INSPIRAR:
Veja alguns exemplos reais de Chá de panela e chá-bar:
- https://classiconoivas.com/blog/cha-bar-de-sara-e-auro-tema-anos-20
- https://classiconoivas.com/blog/cha-bar-de-raquel-e-dilson
- https://classiconoivas.com/blog/cha-bar-de-renata-e-luis-felipe
- https://classiconoivas.com/blog/cha-bar-de-dayane-e-gabriel
- https://classiconoivas.com/blog/cha-de-panela-uma-viagem-a-paris
- https://classiconoivas.com/blog/dicas-de-mesas-de-cha-de-panela
_______________________________________________________________________________________________

COMO ORGANIZAR

É uma festa somente para os íntimos e tem o intuito de ser mais descontraída, por isso, não precisa se preocupar tanto com protocolos. Suas madrinhas ou amigas podem ficar encarregadas de recepcionar seus convidados e servi-los. Pode contratar serviço de garçom se preferir, mas tome cuidado para não gastar demais e acabar não compensando.

1. Local. Decida onde será a festa. Se desejar alugue um espaço ou até mesmo uma chácara mas, o mais comum é fazer em salão de edifício residencial para não onerar muito.

2. Escolha um tema. Para isto é interessante pensar em algo que caracterize o casal, como por exemplo algum lugar que já visitaram juntos, o local que irão passar a Lua de mel ou qualquer outro tema que revele um gosto específico dos noivos.
A decoração vai depender do tema escolhido. No chá, a identidade visual é super importante e as tags ajudam a personalizar a festa.

3. Lista de tarefas. Faça uma lista de afazeres já com os valores para não esquecer de nada e determine o que cada amiga ficará encarregada de fazer. Ex. Decoração, locação de material, lembranças, buffet, bebidas, brincadeiras, brindes, etc.

4. O que servir. É sempre bom servir bem seus convidados, mas nesse caso, não se preocupe em servir um buffet super requintado. Pense em algo simples e de bom gosto. Ex.: Salgados, comidas de boteco (dependendo do tema), caldos, feijoada (dependendo a época do ano), estrogonofe, galinhada, etc.

5. Faça a lista de convidados(as). O chá de cozinha ou chá-bar é uma festa mais íntima, portanto deve convidar apenas familiares e amigos mais próximos. Não precisa incluir na lista todos que irão ao casamento. Lembre-se que os gastos serão realizados com base na quantidade de convidados, por isso a lista é fundamental.
IMPORTANTE: A noiva deve ter bom senso na quantidade de convidadas(os) nos nos casos em que a festa for organizada e patrocinada pelas madrinhas, assim não ficará oneroso e nem desagradável para ninguém.

6. Escolher as brincadeiras não é uma tarefa fácil. Para essa escolha, além de pensar no estilo dos noivos é preciso considerar o estilo dos convidados. São mais recatados, mais "saídos", gostam de “fazer uma farra”?

IMPORTANTE: O chá-bar ou chá de cozinha é uma festa bem animada e descontraída, se sentir que os convidados não estão interagindo tentem chamar mais a atenção, se não der certo mude a brincadeira.

Ao final, vou deixar algumas dicas de brincadeiras para ajuda-las nessa organização.

7. Prendas (mimos). É comum presentear os ganhadores ou as ganhadoras de cada brincadeira. Portanto, já comecem a escolher e comprar as prendas que serão oferecidas. Esse mimos podem ser coisas mais comuns, itens do dia-a-dia mesmo como esmaltes, potes com doces ou guloseimas, porta-moedas, leques...

8. E quando a noiva ou o casal participa da brincadeira? Caso eles percam deverão pagar prendas também. Vejam alguns exemplos de prendas:

- Vestir a mulher de noiva com papel higiênico;
- Passar batom ou maquiagem engraçada por cada erro;
- A noiva fazer uma declaração de amor usando objetos que forem escolhidos;
- Declamar ou cantar uma bula de remédio (Ex. bula de um anticoncepcional).

- Declamar uma poesia;
- Dançar uma música BREGA;
- Dançar com uma vassoura;
- Cantar;
- Imitar um animal;
- Imitar algum(a) famosa(o);
- Contar uma piada;

9. Lembrancinhas. Presentear seus convidados no final da festa com um mimo é importante também. Vocês reuniram apenas pessoas queridas que te presentearam, então é legal retribuir o carinho. Essa lembrança não precisa ser algo caro, seu intuito é agradecer pela presença de cada convidado nesse momento tão especial.

10. Lista de presentes. Muitas noivas têm dificuldades em criar essa lista. Nesse caso existem 3 opções básicas:

- deixar o presente à escolha do convidado (lembrar que assim pode ganhar muitas coisas repetidas);

- especificar no convite uma sugestão de presente para cada convidado

- escpecificar no convite uma ou mais lojas de utensílios onde deixou lista de presentes (assim o convidado tem opções de escolha e se os noivos ganharem presentes repetidos é mais fácil de trocar)

*Uma dica é utilizar ou montar a lista em loja especializada de utensílios domésticos e presentes para casamento. Isso facilita muito a vida da noiva, pois ela não precisa se preocupar, já que alguém expert no assunto passa a cuidar dessa parte. Veja como na Exclusiva Utilidades.

Algumas dicas de brincadeiras:

1ª. Perguntas de intimidade: Fazer uma lista de perguntas para ambos responderem sobre o namoro, preferências, manias, casos engraçados, como se conheceram, etc. Se for o chá de panela (ou seja só para mulheres) levar a lista já respondida por ele. Se for chá-bar façam perguntas diferentes para ambos responderem (um a respeito do outro) por escrito e na hora faça as perguntas para os dois. Para cada erro, estipular um castigo.

2ª. Aliança na farinha: Encha um prato fundo com farinha de trigo e esconda a aliança. Peça para a noiva achá-la utilizar as mãos. Se for um chá bar, faça uma “competição” entre os dois e veja quem acha primeiro.

3ª. Declaração com paçoca: No chá-bar faça-os colocar uma paçoca na boca e fazer declarações de amor um para o outro. Primeiro ele, depois ela.

4ª. Conhecendo por cheiro: Quando for chá-bar, chame o noivo e mais três amigos do casal, cubra os olhos da noiva e peça para ela cheirar um por um até descobrir qual é o noivo.

5ª. Perguntas difíceis: É bem legal e muito usada em chá-bar também. Escolha 3 amigas da noiva e 3 amigos do noivo, o intuito é que as amigas da noiva façam perguntas para o noivo NÃO acertar, se ele acertar elas perdem pontos e do mesmo jeito os amigos do noivo também devem elaborar perguntas para a noiva que eles acham que ela não iria adivinhar. Nessa brincadeira não precisa fazer mais que 3 perguntas para cada um.

6ª. Adivinhando os presentes: Vendar os olhos da noiva e entregar os presentes fechados para ela adivinhar o que está em suas mãos.

7ª. Noite de núpcias: Na hora que a noiva estiver tentando adivinhar os presentes, uma amiga vai anotando seus comentários sem que ela perceba, por exemplo “ Nossa que coisa estranha!!”, “Pra que serve isso?” etc. Ao final do chá, a organizadora lê com uma voz bem sexy as anotações, como se fosse coisas ditas na noite de núpcias.

8ª. Feitiço contra o Feiticeiro: Distribua papel às convidadas e peça para que cada uma dê uma sugestão de castigo para noiva, assinando em baixo. Os papéis serão recolhidos e lidos um a um. A ideia é que cada uma pague o seu próprio castigo.

9ª. Objetos da bolsa: Dê um saquinho e uma lista de objetos variados para cada mesa. Todas terão 2 minutos para encontrar esses objetos entre seus pertences. Terminando o tempo, a organizadora contará quantos itens cada mesa conseguiu. A equipe vencedora ganhará brindes.
Selecione de preferência, objetos que sejam encontrados em bolsas ou no próprio corpo.

10ª. Bingo: É bem interessante e essa atividade costuma atrair todos os convidados. Mas para isso tem que revelar quais serão os brindes. Na brincadeira, os noivos (ou a noiva) podem optar por colocar um brinde legal e cobrarem de R$ 2,00 a 5,00 por participante. Assim você tira uma ajuda para pagar o chá de panela.

11ª. Batata quente: Coloque em uma caixinha acessórios divertidos (chapéus, toquinhas, anéis, cintos, arquinhos, brincos, batom, tiara (diadema), gravata, etc.). Coloque uma música e passe essa caixa de mão em mão entre as convidadas e quando a música parar, quem estiver com a caixa na mão deverá colocar o adereço que estiver dentro.

Cadastre seu e-mail e receba as últimas novidades em Casamentos!

Comentários

Sobre Dani Vargas

Dani Vargas

Sou a Dani Vargas, formada em Gestão Comercial. O blog Clássico Noivas foi idealizado e criado com muito carinho para você, noiva, com o objetivo de te inspirar e auxiliar em cada etapa do seu Grande Dia! Seja bem-vinda a esse mundo mágico e cheio de emoções! Que o blog seja uma “assessoria” online para caminhar com você até o altar!!

Busque por Cores: